O 6° episódio do vídeocast Midiatize contou com a participação dos professores Achiles Batista Jr, Alexandre Correia dos Santos, Maria Avis e a presença especial de Ana Gambassi, jornalista e aluna do curso de gestão de mídias sociais da Uninter. O programa debateu a ascensão das mídias digitais sobre as mídias tradicionais e a circulação de informações.
Para iniciar a conversa, os participantes do podcast falaram sobre o cenário atual das mídias e como ele está em constante mutação. Para a estudante Ana Gambassi, os meios tradicionais de comunicação como TV, rádio e outros não irão acabar, mas é preciso se adaptar às novas linguagens. Segundo ela, a produção de conteúdos se democratizou possibilitando mais liberdade de resposta por meio das redes sociais. Os professores comentaram também sobre como as plataformas digitais estão adentrando e influenciado os espaços midiáticos tradicionais por meio do marketing e da publicidade.
No cenário atual do jornalismo, Gambassi aponta que está cada vez mais difícil fazer com que as notícias cheguem às pessoas. Mesmo com uma divulgação massiva, o conteúdo publicado parece não atingir o público. O professor Alexandre Correia complementa que hoje estamos expostos a muitas informações ao mesmo tempo. Para Correia, as novas gerações leem mais do que antigamente, mas consomem os conteúdos de forma desordenada, "É preciso transformar a informação em conhecimento", reflete.
O professor Achiles Batista Jr reitera que é preciso entender o consumidor para direcionar a mensagem, afinal, assimilamos muitas informações de forma superficial e buscamos apenas coisas relevantes. "Nós vivemos no momento da relevância", afirma.
O programa contou também com relatos de experiências profissionais dos participantes na área de comunicação. Para assistir ao episódio completo clique aqui.
Midiatize
O Midiatize é um podcast dos cursos de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter, produzido pela Escola de Gestão, Comunicação e Negócios. Os episódios são exibidos no canal do Youtube do Super Marketing Uninter.
Comentarios