Professores Guilherme Carvalho, Alexandre Correia dos Santos, Achiles Batista Jr e Maria Avis debatem o papel da experiência do usuário nas diversas áreas da comunicação.
O terceiro episódio do vídeocast Midiatize falou sobre UX (user experience ou experiência do usuário em português), termo que vem originalmente da área do design, mas que passou a ser utilizado por outras áreas da comunicação, como explicou o professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Alexandre Correia dos Santos. O tema pode ser visto de diferentes perspectivas, a partir da visão de cada área profissional.
No âmbito do jornalismo, a experiência do usuário tem relação com a construção da realidade proporcionada pelo conteúdo informativo, que traz a "possibilidade de conhecer o que acontece à sua volta e a partir disso tomar decisões", destaca
o professor e coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho.
Nesse sentido, também cabe ao jornalista questionar o que faz as pessoas lerem notícias. "É um caos informativo, um caos de acontecimentos. Todos os dias, tem várias coisas acontecendo, mas a gente precisa focar em algumas coisas que são mais importantes ou que são mais relevantes. É preciso um processo de filtragem", e quem faz isso é o jornalismo, diz Carvalho.
Em Publicidade e Propaganda, o professor Alexandre explica que "são poucas as pessoas que antes de adquirir, principalmente um bem durável, um bem mais caro, não vão pesquisar antes. E essa experiência está diretamente ligada a todo o processo de compra, da pesquisa à pós-venda, passando por toda a experiência."
Para a professora de Marketing Digital e coordenadora do curso de Gestão de Mídias Sociais, Maria Avis, é importante "pensar na experiência do usuário a partir da nossa percepção, porque nós somos também usuários de produtos, serviços, redes sociais, internet", explica. "O princípio da experiência do usuário na internet é fazer o usuário ter o mínimo de esforço possível, reduzir a jornada que ele vai ter até chegar na compra", completa Avis.
Já na perspectiva do professor Achiles Batista Jr., coordenador do curso de Marketing Digital, a possibilidade de hoje o consumidor fazer uma pesquisa pela internet faz com que ele se torne um especialista no produto antes de efetivar a compra. "O vendedor anteriormente passava as informações básicas e hoje muitas vezes você chega com mais informações do que o vendedor. Isso é um tipo de experiência nova", afirma o professor.
Acesse o episódio completo aqui.
Midiatize
O Midiatize é um podcast dos cursos de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter. Os episódios são exibidos na canal do Youtube do Super Marketing Uninter.
Imagem: Print da Transmissão.
Comentários