top of page

Uso de dados do censo 2022 pelo G1 vira tema de monografia


Com o tema "A cobertura jornalística dos resultados do censo 2022 pelo portal de notícias G1", o estudante Mario Rodrigues Magalhães produziu uma pesquisa cientifica para o seu TCC. Mario identificou e classificou, conforme a metodologia empregada, as características das 85 notícias publicadas no período de 28 junho de 2023 a 3 de julho de 2023 sobre os resultados do Censo 2022, em diversos municípios e estados do Brasil.


A cobertura jornalística é a atividade desenvolvida por jornalistas, com o objetivo de cobrir assuntos pautados ao interesse público. Ela não se restringe apenas ao ato de cobrir uma série de fatos, que resultam na notícia veiculada, mas também como uma estratégia de apuração e angulação.


Mario, além de Jornalista, tem formação como Geógrafo e trabalha constantemente com os dados do Censo. Além disso, esse tema o chamou atenção devido à análise do Jornalismo de Dados e de como o jornalismo pode apresentar uma grande série de dados brutos e transformá-los em notícias.


"O processo do TCC foi bem instigante, o grande trabalho foi o de definir o número de dias e o número de matérias que seriam abordadas no estudo. A escolha das reportagens do G1, justifica-se pela apresentação dos dados por este veículo e pelas 85 matérias geradas, que se encontram na editoria de economia, com subtema voltado ao Censo 2022. Assim como pela credibilidade deste veículo de imprensa perante outros sites da imprensa nacional. O portal apresenta diversas ferramentas em seu site, que permitem um maior dinamismo com as informações na escala do país, regiões, estados e municípios", diz Mario

Para o recém-formado, o grande desafio durante a realização deste trabalho foi definir uma metodologia que pertenceste ao Jornalismo sem cair no caminho comum de metodologias de outras áreas. Foi onde optou-se em trabalhar com a metodologia da Análise de Cobertura Jornalística (ACJ), que examina três níveis analíticos, sendo são eles: as marcas de apuração, as marcas de composição do produto e os aspectos da caracterização contextual.


Mario não pretende, no momento, ampliar a sua pesquisa mas acredita que no futuro ela poderá ser utilizada por pesquisadores no assunto.


Essa pesquisa possui diversos pontos que poderão ser mais bem examinados por pesquisadores em um momento futuro, pois a Cobertura do Censo 2022 continua no G1, e poderia mais adiante ser analisada com um conjunto maior de dados. Como, por exemplo, com as matérias produzidas sobre os povos tradicionais, indígenas e quilombolas, assim como dados das ruas, entre outros. Basta o pesquisador definir qual a temática que gostaria de trabalhar.

A sua pesquisa contribui para demonstrar que o jornalista deve buscar o conhecimeneto para trabalhar com dados brutos, buscando criar notícias que poderão ser contadas através deles. Assim como demonstrar que a ACJ permite examinar uma cobertura jornalística por meio das marcas que a produção jornalística deixa nele, encarregando-se de fornecer uma abordagem mais global do processo jornalístico, entendendo que ocorre, igualmente, uma necessidade de se desenvolver métodos de análise do jornalismo elaborados dentro do próprio campo.


Confira o trabalho na íntegra clicando AQUI!

50 visualizações

Comments


bottom of page