top of page
Fernanda Guedes

Portal Mediação teve mais de 170 postagens em 2022



O site da Agência Mediação, portal de notícias do curso de Jornalismo da Uninter, fechou o ano de 2022 com mais de 14 mil visualizações sendo mais de 3 mil internacionais de países como Estados Unidos, Tailândia e Portugal. Foram realizadas 174 publicações que são resultantes de trabalhos produzidos em projetos laboratoriais e de extensão dos estudantes do curso de todo o Brasil e do exterior. As produções são divulgados no site e redes sociais da agência.


No mês de outubro, o site obteve seu maior pico de acessos em 2022 com a divulgação dos projetos Apura Verdade, Uninter Informa e Revista F.


Confira a seguir os resultados obtidos em cada um dos projetos de extensão que fazem parte do programa Mediação.


Revista F: A revista virtual teve sua 13ª edição publicada em 2022 . A edição trouxe como destaque de capa o ensaio fotográfico "Múltipla Curitiba", produzido por Natália Schultz Jucoski. A revista também contou com quatro matérias no quadro Brasil de Todos os Cantos, uma entrevista especial com o artista plástico Mario Lucas Konze realizada por Keny Mariguele, e a seção Frame com o tema mulheres no campo de pesquisa por Bárbara Tagliani, Talita Lopes e Amanda Zanluca. O projeto é coordenado pela professora Marcia Boroski.


Marco Zero: O jornal laboratório impresso da Uninter disponibilizou em 2022 sua edição de número 71. Publicado em versão online, o jornal destacou a reportagem de Augusto Braga sobre a produção e publicação independente de conteúdos literários. Na coluna de Opinião os temas foram a militância jovem na internet e o metaverso por Diogo Fernandes e Eduarda Rocha. A edição também foi composta por matérias especiais nas editorias Cultura, Comportamento, Esporte, Saúde, Sociedade e EAD: um Marco Zero em cada canto. Além das dicas do Tá na Web sobre armazenamento em nuvem, e o ensaio fotográfico de Luan Campanhoni retratando a realidade dos moradores de rua. A professora Larissa Drabeski é a responsável pelo jornal.


ComunicArte: O jornal mural produzido pelos alunos do curso, abordou a disseminação da cultura e da literatura no evento Sarau Cultural e a companhia teatral “Ri ou Chora” feitos pelos alunos Leonardo Pereira e Thaís Mara Vieira.


Uninter Informa: O radiojornal produzido quinzenalmente, trouxe conteúdos atuais e temas diversos em suas reportagens e quadros. Foram quinze edições produzidas por alunos do curso de jornalismo da Uninter de vários cantos do Brasil que falaram das mais diferentes temáticas. As edições do programa realizadas em 2022 estão disponíveis na plataforma do Uninter Informa no Spotify. A orientação foi conduzida pelo professor Guilherme Carvalho.


TEJU: A edição 2022 do telejornal do curso de Jornalismo da Uninter contou com cinco reportagens. Entre os temas abordados estão o aumento dos casos de dengue no Brasil e a busca do espaço das mulheres na política. A edição foi apresentada por Joelen Cavinatto e Nicole Thessing. A professora Karine Moura Vieira é a responsável pela produção.


EntreVerbos: A revista digital voltada para conteúdo multimídia e dividida em seis editorias (Cidadania, Ciência e Tecnologia, Cultura, Comportamento, Educação e Esportes), publicou em 2022, dezessete reportagens. O destaque foi a produção escrita por Aléxia Castro de título "Brasil não diminuiu casos de suicídio na última década", que obteve 279 visualizações. As publicações realizadas no site atingiram mais de 2 mil acessos. O projeto é orientado pelo professor Otacílio Vaz.


Artigo e opinião: As produções dessa editoria são trabalhos produzidos na UTA Contexto Sociocultural. A ideia é de que o aluno desenvolva seu senso crítico para temas relevantes na sociedade. O destaque foi a produção "Para todos, todas e todes" escrita por Renata Crisitina, que obteve 76 acessos. Também foram publicados artigos de Paulo Pessôa Neto e Alexsandro Renan Santana.

Vídeodocumentário: Ao todo foram publicados dez documentários no site da Agência Mediação. As produções são resultantes do projeto laboratorial produzido na UTA Imagem e Estética do curso de Jornalismo. O vídeodocumentário "Grafite, a arte que gera união e colore a cidade" de Sabrina Fernandes foi o mais reproduzido com 171 visualizações.

Pesquisa Aí: Uma das novidades de 2022 foi o programa Pesquisa Aí! desenvolvido pela Central de Notícias Uninter (CNU). Em sua primeira temporada, o programa buscou aproximar o campo de pesquisa com a sociedade debatendo questões de gênero e diversidade. Apresentado pela professora de Jornalismo Máira Nunes e pela estudante Renata Cristina, foram realizadas entrevistas com Nayara Rosolen, Poliana Almeida, Jaqueline Deina e Amanda Zanluca para comentarem sobre seus trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na Uninter.


Midiatize: Outra novidade de 2022 foi a criação do Midiatize, um podcast dos cursos de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter. Foram 9 episódios com convidados especiais para discutir temas relevantes dentro do mercado de comunicação e exibidos no canal do Super Marketing Uninter.


Apura Verdade: Criado em 2021, o programa é um projeto do grupo pesquisa 'Novas Práticas em Jornalismo: Inovações no Ensino para o Combate à Desinformação'. Orientado pelas professoras Karine Vieira e Monica Fort, a iniciativa traz entrevistas com jornalistas e pesquisadores que trabalham no enfrentamento da desinformação. A finalidade é falar sobre as práticas desenvolvidas nesse processo e entender o contexto do atual trabalho jornalístico. O projeto que está entre os parceiros da Rede Nacional de Combate à Desinformação trouxe participações como a de Marden Machado e Rogerio Galindo.



Foca no Jornalismo: A coluna Foca no Jornalismo é resultante da parceria entre o curso de Jornalismo da Uninter e o jornal Plural. Os estudantes do curso podem participar por meio de projetos de extensão orientados pelos professores e ter seu material publicado pelo site. Foram 44 publicações em 2022 de diversas editorias.


Instagram: O Instagram da agência é onde são divulgadas matérias que saíram no site, produções dos projetos de extensão e também divulgação de eventos. Em 2022, foram 201 posts publicados. São 399 seguidores sendo 37% de Curitiba e região, 3,2% de São Paulo e 2,1% do Rio de Janeiro. A faixa-etária principal são jovens de 25 a 34 anos (42,1%).


Facebook: A Agência Mediação em breve terá uma conta própria na plataforma, a divulgação do material é realizada na página Jornalismo Uninter, que irá se tornar a página da Agência. Com pouco mais de 2,4 mil curtidas, a página compartilha notícias do portal, posts de divulgações e novidades sobre o curso de Jornalismo.


Em 2022, a Mediação realizou também a divulgação e a cobertura de eventos ligados ao mundo da comunicação como o 9º Encontro Regional Sul de História da Mídia, o XVI Congresso da ALAIC, o VII Seminário de Pesquisa em Comunicação da Uninter e o 22º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul.



33 visualizações

Comments


bottom of page