top of page
Kauã de Freitas

Pesquisas aplicadas contribuem para formação acadêmica de jornalistas

A Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ) promoveu um evento sobre pesquisas aplicadas no âmbito jornalístico com quatro profissionais da área, no dia 4 de novembro de 2024. No decorrer da live, a pergunta “a pesquisa aplicada está presente nas instituições e nos métodos de ensino?” desencadeou respostas distintas entre os profissionais, mas que conversavam em determinados pontos.



 

 O evento contou com a participação do coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho, o professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Gerson Martins, o professor da Universidade Federal do Sergipe, Josenildo Guerra e a professora da Universidade Federal de Santa Catarina Rita Paulino.  

A pesquisa aplicada como um método científico busca a coleta de dados e informações que sejam verdadeiros e que possam ser trabalhados mais a fundo.  A discussão sobre o tema abordou a escassez de material para consultas e a criação de novas metodologias.  

 

 “Temos dois grandes eixos de pesquisa que eu chamo de conceito descritiva que é entender os fenômenos, procurar entender o diferencial teórico de como o jornalismo processa e aplica os recursos do que estamos estudando.”, apontou Josenildo. 

 

O professor ao longo de sua fala também ressaltou os desafios do jornalismo contemporâneo no aprofundamento e apuração das produções jornalísticas. Diferente do professor Guilherme, que destacou a importância da pesquisa aplicada no âmbito acadêmico e na produção de materiais  

 

“Entendendo a pesquisa aplicada dentro de uma metodologia específica que implica em procedimentos próprios em pesquisa aplicada uma relação que uma teoria dá o suporte a produções de artefatos,” explica. 

No decorrer da transmissão, Rita aponta alguns pontos falhos no processo da pesquisa aplicada e na busca das informações e o olhar crítico entre os profissionais. 

 

“A nossa falha é não incentivar o protagonismo com os projetos de extensão, incentivar o olhar crítico e entender que a forma de consumir informação mudou”, afirma Rita.  

 

A live também discutiu desafios da inserção de novas tecnologias e a busca de informações. Hoje retratando a evolução das buscas entre os novos jornalistas e a difusão das notícias. 

 

17 visualizações

Comments


bottom of page