top of page
Nicole Thessing

Os desafios do jornalismo frente à construção de realidade paralelas

Atualizado: 26 de abr. de 2023


"Realidades paralelas e os desafios do jornalismo" foi o tema do oitavo episódio do vídeocast Midiatize. O programa contou com a participação dos professores Alexandre Correia dos Santos, Maria Avis e Guilherme Carvalho, e recebeu o jornalista e apresentador Guilherme Rivaroli para debater esse assunto.


A construção de realidades paralelas sempre foi utilizada ao longo da história, mas as redes sociais potencializaram as diferentes narrativas que hoje temos, pois as pessoas ganharam voz, numa contraposição à unilateralidade da TV, como explicou o professor Alexandre Correia.


Do ponto de vista de Rivaroli, o desafio de hoje não é apenas identificar uma fake news. O que o preocupa é que vivemos na era da desinformação e a questão da sua identificação é um pouco mais complexa do que a notícia falsa por si. Ao observar as redações, ele sente que hoje a função social do jornalista "é explicar para as pessoas o que está acontecendo e não só dar o fato. O fato nu e cru não serve mais para as pessoas. Elas te exigem uma análise, e aí está o perigo. Quem está fazendo essa análise? Não é todo mundo que tem a capacidade de fazer análise. Às vezes eu não tenho bagagem para fazer".


Outro fator importante para o apresentador é trabalhar a diferenciação do fato e da opinião, pois as pessoas confundem as duas coisas. Pontua também que a função da mídia será sempre informativa e educativa.


Além disso, as pessoas tendem a consumir conteúdos que reforçam o que elas já acreditam. Neste sentido, a professora Avis aponta que "se você escuta a informação de um canal de comunicação que já falou a sua opinião, que você realmente pensa, você não vai atrás de outro para ter ali o contraponto. Você já acredita naquilo e leva aquilo como uma verdade absoluta".


Isso se relaciona também com a ideia de dissonância cognitiva, que é um conceito que está em alta. "A pessoa sempre teve aquela concepção, aquela ideia sobre algo, sobre política, religião, futebol, e daí quando ela se depara com argumentos que colocam em questão o que ela pensa, a tendência não é confrontar o que ela pensa, mas adaptar a própria realidade, reinterpretar aquilo que ela está consumindo para adaptar ao que ela já está pensando", explica Carvalho.


Para assistir ao episódio completo clique aqui.


Midiatize


O Midiatize é um podcast dos cursos de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter, produzido pela Escola de Gestão, Comunicação e Negócios. Os episódios são exibidos no canal do Youtube do Super Marketing Uninter.


Imagem: Print da Transmissão.



33 visualizações

Commenti


bottom of page