Com a participação dos professores Guilherme Carvalho, Mônica Fort e Mauri König, o quinto episódio do vídeocast Midiatize falou sobre a importância dos meios de comunicação durante o processo eleitoral. Para ambientar o tema, os professores reforçaram como a mídia faz o papel mediador entre figuras políticas e a população, já que leva aos eleitores as propostas e conhecimentos sobre os candidatos.
Para o professora de jornalismo Mônica Fort, os jornalistas e os meios de comunicação devem ter o compromisso de falar a verdade. Sobre a aplicação desse compromisso no processo eleitoral, ela endossa a busca jornalística pelo equilíbrio que ocorre, por exemplo, em debates televisionados, nos quais os candidatos recebem o mesmo tempo cronometrado para falar. A professora reitera que os telespectadores devem tentar distinguir uma informação útil de algo arranjado.
O professor Mauri König afirma que apesar de a imparcialidade ser um mito, o jornalista deve tê-la em vista. "A imparcialidade é uma utopia que temos sempre que ter em nosso horizonte para buscar, embora saibamos que nunca vamos efetivamente conseguir", comenta.
König também destaca que o jornalismo está sempre em uma linha cruzada e é alvo de críticas e questionamentos constantes. Essa visão crítica por parte das pessoas é muito importante para não gerar comodismo nessa área de atuação, pois, segundo ele, o jornalismo aflora os sentimentos humanos.
O professor Guilherme Carvalho opinou sobre como os meios de comunicações tradicionais como TV e rádio são mais democráticos por mostrarem todos os lados para o público. Por outro lado, a professora Fort aponta que os meios que possibilitam o direito de resposta hoje, são as redes sociais.
Confira o episódio completo clicando aqui.
Midiatize O Midiatize é um podcast dos cursos de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter, produzido pela Escola de Gestão, Comunicação e Negócios. Os episódios são exibidos no canal do Youtube do Super Marketing Uninter.
Comments