top of page
Paulo Pessôa Neto

Midiacast fala sobre as tendências do mercado profissional em Comunicação


Midiacast fala sobre as tendências do mercado profissional em Comunicação


Professores Guilherme Carvalho, Alexandre Correia dos Santos, Achiles Batista Jr e Maria Avis debatem as mudanças e inovações que podemos esperar das profissões na área da comunicação.


O mundo observou um avanço no campo das comunicações digitais por conta da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020. As novas modalidades de trabalho e tecnologias aplicadas forçaram o mercado profissional a se reinventar e a se adequar a uma outra realidade. Mas o que podemos esperar de uma fase de flexibilização das regras sanitárias e de ordem pública pós-pandemia? É o fim do trabalho digital? Voltaremos ao patamar que estávamos em 2019?


Procurando entender as tendência do mercado profissional na área de Comunicação, a Escola de Comunicação e Negócios exibiu nesta quinta-feira (17) o segundo episódio do “Mídiacast’’, um podcast para falar sobre as frentes da comunicação diante dos assuntos importantes para a sociedade. Nesta edição, intitulada "Profissões na Comunicação," os professores Achiles Batista Jr, Maria Avis, Alexandre Correia dos Santos e Guilherme Carvalho debateram as tendências dos profisssionais em comunicação.


Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo Guilherme Carvalho, nenhuma empresa, negócio ou serviço pode ficar sem pensar na comunicação externa e interna. ''É preciso pensar a comunicação como uma habilidade fundamental para relacionamento, para se estabelecer na empresa, para crescer dentro da empresa, para de fato as coisas acontecerem''. O professor ainda complemeta, "não basta comunicar. Você precisa ser compreendido."


Hoje temos uma quantidade massiva de conhecimento no meio virtual que pode ser estudado e analisado para nos qualificarmos em nosso meio profissional. Mas o professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Alexandre Correia dos Santos, alerta, "essa informação, de alguns anos para cá, começou a ser distribuída. Cabe a nós como receptores da informação saber se aquilo me é valoroso ou não." O professor cita Benjamin Franklin ao aconselhar que "investir em conhecimento, rende sempre os melhores juros."


A professora de Marketing Digital Maria Avis, coordenadora do curso de Gestão em Mídias Sociais, trouxe o termo "tiktokzação" para o debate. "Um dentista se incomoda porque ele precisa estar o Tik Tok ou gerar conteúdo para parecer um bom profissional. Existe muita essa discussão dentro da internet. E aí vem de novo aquela frase que é, o melhor marketing é aquele que não parece marketing", afirma a professora. "O médico que dava entrevista no Fantástico ou qualquer outro programa, sempre foi o melhor ou melhor do que aquele que nunca aparece. O problema é que a internet deu essa solução para todo mundo. As formiguinhas têm megafone. Então todo mundo tem essa oportunidade de mostrar seu trabalho, mostrar o que você tem de melhor.", conclui.


O professor de marketing Achiles Batista Jr, coordenador do curso de Marketing Digital, aponta como a evolução tecnológica impactou diretamente na comunicação e é necessário se adequar. ''O marketing digital é uma evolução do marketing tradicional. O marketing tradicional não vai acabar. A televisão não vai acabar. O rádio não vai acabar. Ele vai se adequando a tecnologia, simples assim. Você tem que ter esse tipo de conhecimento pra perceber que o mundo mudou. E muda cada vez mais rápido. Você piscou, ele mudou."


Mídiacast


Essa foi a segunda edição do programa da Escola Superior de Comunicação e Gestão de Negócios (ESGN) envolvendo os cursos de comunicação da Uninter: Jornalismo, Publicidade, Marketing, Marketing Digital, Gestão de Mídias Sociais e Comunicação Institucional.


O evento faz parte do item oito (Trabalho decente e crescimento econômico), dos 17 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.


Transmissões


Os episódios são quinzenais e exibidos na conta do Youtube do Escola Superior de Comunicação e Gestão de Negócios.


Imagem: Print da Transmissão.

Commentaires


bottom of page