Midiacast fala sobre as tendências do mercado profissional em Comunicação
Professores Guilherme Carvalho, Alexandre Correia dos Santos, Achiles Batista Jr e Maria Avis debatem as mudanças e inovações que podemos esperar das profissões na área da comunicação.
O mundo observou um avanço no campo das comunicações digitais por conta da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020. As novas modalidades de trabalho e tecnologias aplicadas forçaram o mercado profissional a se reinventar e a se adequar a uma outra realidade. Mas o que podemos esperar de uma fase de flexibilização das regras sanitárias e de ordem pública pós-pandemia? É o fim do trabalho digital? Voltaremos ao patamar que estávamos em 2019?
Procurando entender as tendência do mercado profissional na área de Comunicação, a Escola de Comunicação e Negócios exibiu nesta quinta-feira (17) o segundo episódio do “Mídiacast’’, um podcast para falar sobre as frentes da comunicação diante dos assuntos importantes para a sociedade. Nesta edição, intitulada "Profissões na Comunicação," os professores Achiles Batista Jr, Maria Avis, Alexandre Correia dos Santos e Guilherme Carvalho debateram as tendências dos profisssionais em comunicação.
Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo Guilherme Carvalho, nenhuma empresa, negócio ou serviço pode ficar sem pensar na comunicação externa e interna. ''É preciso pensar a comunicação como uma habilidade fundamental para relacionamento, para se estabelecer na empresa, para crescer dentro da empresa, para de fato as coisas acontecerem''. O professor ainda complemeta, "não basta comunicar. Você precisa ser compreendido."
Hoje temos uma quantidade massiva de conhecimento no meio virtual que pode ser estudado e analisado para nos qualificarmos em nosso meio profissional. Mas o professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Alexandre Correia dos Santos, alerta, "essa informação, de alguns anos para cá, começou a ser distribuída. Cabe a nós como receptores da informação saber se aquilo me é valoroso ou não." O professor cita Benjamin Franklin ao aconselhar que "investir em conhecimento, rende sempre os melhores juros."
A professora de Marketing Digital Maria Avis, coordenadora do curso de Gestão em Mídias Sociais, trouxe o termo "tiktokzação" para o debate. "Um dentista se incomoda porque ele precisa estar o Tik Tok ou gerar conteúdo para parecer um bom profissional. Existe muita essa discussão dentro da internet. E aí vem de novo aquela frase que é, o melhor marketing é aquele que não parece marketing", afirma a professora. "O médico que dava entrevista no Fantástico ou qualquer outro programa, sempre foi o melhor ou melhor do que aquele que nunca aparece. O problema é que a internet deu essa solução para todo mundo. As formiguinhas têm megafone. Então todo mundo tem essa oportunidade de mostrar seu trabalho, mostrar o que você tem de melhor.", conclui.
O professor de marketing Achiles Batista Jr, coordenador do curso de Marketing Digital, aponta como a evolução tecnológica impactou diretamente na comunicação e é necessário se adequar. ''O marketing digital é uma evolução do marketing tradicional. O marketing tradicional não vai acabar. A televisão não vai acabar. O rádio não vai acabar. Ele vai se adequando a tecnologia, simples assim. Você tem que ter esse tipo de conhecimento pra perceber que o mundo mudou. E muda cada vez mais rápido. Você piscou, ele mudou."
Mídiacast
Essa foi a segunda edição do programa da Escola Superior de Comunicação e Gestão de Negócios (ESGN) envolvendo os cursos de comunicação da Uninter: Jornalismo, Publicidade, Marketing, Marketing Digital, Gestão de Mídias Sociais e Comunicação Institucional.
O evento faz parte do item oito (Trabalho decente e crescimento econômico), dos 17 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.
Transmissões
Os episódios são quinzenais e exibidos na conta do Youtube do Escola Superior de Comunicação e Gestão de Negócios.
Imagem: Print da Transmissão.
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