O programa Memórias de Intercambista, exibido na tarde desta terça-feira (26), contou com a participação do estudante de Relações Internacionais Murilo Borges. Intercambista na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), no México, ele conta suas experiências com o Intercambio virtual.
As bolsas para intercâmbio de maneira remota surgiram durante a pandemia para evitar o contágio do Coronavírus, e desde então vêm agregando experiências à vida dos estudantes. “Quando se fala em Intercâmbio, às vezes, a gente pensa naquelas questões de viagem, de ter um contato mais direto com uma cultura diferente da nossa, mas remotamente eu sinto que a gente não perde em nada esse contato porque desde o início das aulas, em janeiro, até agora, a gente tem muito contato com professores da Universidade, com colegas que acabam conversando para além das aulas’’, diz o estudante.
Murilo abordou como foi o processo de seleção para entrar na UPAEP. ‘’O início desse processo começou em dezembro de 2021, quando eu fiquei sabendo da oportunidade pelo próprio portal de intercâmbio da Uninter’’, recorda Murilo. “O processo seletivo foi coordenado tanto pelo departamento de internacionalização da Uninter quanto pela oficina de assuntos internacionais de Puebla’’.
Na conversa, Murilo ainda deu dicas para quem pensa em ingressar no Intercâmbio. ‘’Acompanhem sempre as oportunidades que abrem nos portais da Uninter, de internacionalização. Não tenham medo de fazer o processo seletivo. Tanto remotamente quanto presencial’’, aconselha o estudante.
O programa
Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação, o curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook da Radio Uninter, e também nos canais do YouTube do Jornalismo Uninter e da Rádio Uninter. As edições contam também com a interação de expectadores.
Imagem: Print do programa.
Comments