O Paço da Liberdade, prédio que chama a atenção dos transeuntes do centro da cidade de Curitiba, foi inaugurado em 1916 e nesta edição do Festival de Teatro de Curitiba é uma das atrações gratuitas. Diariamente até a próxima sexta-feira (5), sempre às 10h, o espaço oferece visitas guiadas, nas quais o participa conhecerá mais sobre a histórica do prédio, sua arquitetura e também sua relevância enquanto um patrimônio.
O prédio foi construído para ser primeira sede da Prefeitura de Curitiba, no ano de sua inauguração. Antes disso, foi o Paço Municipal e também ficou conhecido como Largo da Cadeia - anos antes abrigou o pelourinho da cidade, erguido em 1668, por Gabriel de Lara, procurador do Marquês de Cascais, da Capitania de Paranaguá.
Sua inauguração foi realizada pelo ex-prefeito Cândido Abreu. Naquele contexto, o Paço, localizado na Praça Generoso Marques, marcava e centralizava o espaço político da época. Em 1969, a Prefeitura foi transferida para o Centro Cívico, cedendo o espaço para o Museu Paranaense até 2002.
A estrutura que hoje abriga o Paço da Liberdade passou por três reformas e é tombado como patrimônio municipal e estadual, desde 1966, e como Patrimônio Histórico Nacional, desde 1984. Em 2009 foi reinaugurado e hoje é um centro cultural do Sistema Fecomércio Sesc Senac que oferece café, salas de exposição, biblioteca e espaço para shows, cursos e outros eventos culturais. Sua estrutura mistura diversas linhas estéticas, com predomínio da Art Nouveau.
SERVIÇO
Visita guiada ao Paço da Liberdade Conheça sua história, importância patrimonial, cultural e curiosidades.
Datas: de 28/03 a 05/04, sempre às 10h
Inscrições: diretamente pelo SAC do Sesc pelo e-mail: sac.pacodaliberdade@sescpr.com.br ou (41) 3234-4200. Entrada Franca
Texto e Fotos: Marcio Padilha
Muito bom !