Comunidade surda enfrenta desafios na educação no Brasil
- Kauã de Freitas
- 2 de abr.
- 1 min de leitura

Muitas são as dificuldades para com a pessoa surda no mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas (IBGE) existem mais de 2,3 milhões de pessoas surdas no país, que sofrem dificuldades na vida e na sociedade. Como a falta de escolas que possuam libras, falta de informação de outras pessoas e o preconceito. Algumas medidas estão sendo tomadas pelos governos mundiais inclusive o brasileiro, garantindo uma vida mais tranquila e inclusiva.
A lei 14.191/2021, proposta pelo senador Flávio Arns, garante que a Língua brasileira de sinais (LIBRAS) seja ensinada em todas as escolas bilingues de todo o Brasil, como a lingua príncipal, seguindo pela língua portuguesa. Mesmo com este avanço nas leis e na educação, muitas escolas ainda não aderiram o ensino da LIBRAS, resultando um número muito menor de crianças surdas atendidas.
A revista Entreverbos desta quarta-feira (02) de abril, abordou os desafios da comunidade surda na sociedade e nas áreas acadêmicas, resultando na diminuição de estudantes que terminam o ensino básico e ensino superior. E aqueles que terminam os estudo possuem uma dificuldade no ingresso no mercado de trabalho, muitas vezes recebendo entre meio e um salário mínimo.
Confira a matéria completa de Juliana Brumana, publicada na revista Entreverbos desta quarta-feira (02)
Comments