top of page
Nicole Thessing

Comunicação e marketing em período eleitoral é tema do Midiatize

Atualizado: 6 de abr. de 2023


Comandado pelos professores Guilherme Carvalho, Alexandre Correia dos Santos e Achiles Batista Jr, o quarto episódio do vídeocast Midiatize falou sobre comunicação e marketing no período eleitoral. Para dar início ao tema, o professor Batista Jr, coordenador do curso de Marketing Digital, explicou a diferença entre marketing político, marketing eleitoral e marketing público.


Outra pauta do programa foi a diferença da comunicação nas campanhas de 2018 e nas deste ano. Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho, houve uma mudança no uso das redes sociais desde as últimas eleições presidenciais. Em 2018, os embates levaram a rompimentos de relações de amizade e familiares. Neste ano, o cenário "de disputa dentro do ambiente digital passou a ser um espaço muito mais, do meu ponto de vista, de mobilização, de fidelização, do que de conversão de voto, por exemplo", avalia.


"A rede social talvez não tenha a força decisória que teve na eleição anterior, porque ela não é um espaço de decisão de voto, mas me parece que a rede social tem sido utilizada muito mais para mobilização. No sentido de que eu compartilho informações com meu grupo, que vão fortalecer a candidatura que eu defendo ou que meu grupo defende, e que me dá argumentos para contrapor a outra candidatura", explica Carvalho.


O professor Alexandre Correia dos Santos, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, concorda que "as pessoas estão evitando o embate, a discussão, a briga". Mas pontua que "o cenário é diferente, os atores são diferentes, mas a polarização ainda é muito grande, é muito forte". Para o professor, "os grupos que se implodiram não voltaram a ser formados. Então, a polarização definitivamente dividiu as pessoas", afirma.


O programa abordou também o alto percentual de pessoas que decidem seus candidatos em cima da hora e a escolha baseada em critérios superficiais, como a aparência, por exemplo. Esses fatores acabam sendo explorados pelos candidatos em suas campanhas, com o uso de media training. Além disso, as pessoas não lembram em quem votaram nas últimas eleições e isso é um problema dentro do âmbito político, pois "se tem uma marca que você gosta, e essa marca te faz mal, você não pode mais consumir essa marca", defende o professor Batista Jr.


Acesse o episódio completo aqui.


Midiatize


O Midiatize é um podcast dos cursos de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter, produzido pela Escola de Gestão, Comunicação e Negócios. Os episódios são exibidos na canal do Youtube do Super Marketing Uninter.


Imagem: Print da Transmissão.

38 visualizações

Comments


bottom of page