O projeto APura Verdade conversou com o jornalista Bernardo Barbosa, editor assistente do UOL Confere. A entrevista conduzida pelos estudantes de Jornalismo Nicole Thessing e Bruno Cidadão, foi ao ar no último dia primeiro de setembro.
Barbosa trouxe a experiência com o trabalho de checagem de fatos: ‘’Eu acho que é um trabalho bastante interessante, e eu acho que é um trabalho que está, como o Jornalismo de forma geral, em transformação sempre’’, disse o jornalista.
O editor do UOL Confere, chama atenção não somente para a checagem, mas também para a importância de conteúdos educativos: ‘’A checagem é bastante importante, mas eu acho que a gente tem que começar a pensar em, talvez, explorar mais conteúdos explicativos sobre como a desinformação funciona, que tipo de linguagem é usada, para que as pessoas consigam sair da coisa mais pontual, e entender mais como esse processo funciona’’.
Além disso, ele também falou sobre novas práticas que o ensino deve observar: ‘’Uma é, como a gente conversou agora, a checagem, desse lado do trabalho com a desinformação. De combate a desinformação. Acho que tem um lado técnico de Jornalismo de dados, acho que isso está sendo bastante frequente. A gente como jornalista vai ter que estar cada vez mais próximo do uso de tecnologia, talvez aprender um pouco de programação para saber lidar com base de dados cada vez maiores e mais complexas e saber extrair notícias dali’’.
A entrevista completa você confere no canal do Youtube: Apura Verdade.
O projeto
O programa Apura Verdade é um projeto do grupo pesquisa 'Novas Práticas em Jornalismo: Inovações no Ensino para o Combate à Desinformação'. Orientado pelas professoras Karine Vieira e Monica Fort, ele traz entrevistas com jornalistas e pesquisadores que trabalham no enfrentamento da desinformação. A finalidade é falar sobre as práticas desenvolvidas nesse processo e entender o contexto do atual trabalho jornalístico.
Edições
O programa está disponível no YouTube, Spotify e você também pode acompanhar pelas redes sociais, no Facebook, Instagram e Twitter.
Comments