top of page

A ciência encontra a sociedade

Ações de divulgação científica promovem a popularização da ciência na sociedade 


Autor: Eduardo Silva


Professora Luciana Schernk, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, em palestra no Pint of Science 2024
Professora Luciana Schernk, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, em palestra no Pint of Science 2024

Quem nunca leu um texto sobre algum assunto científico e, no final, ficou sem entender exatamente do que se tratava? Embora essa situação ocorra com muitas pessoas, algumas iniciativas visam diminuir essa dificuldade para que cada vez mais pessoas entendam o que as universidades e instituições de pesquisa desenvolvem. Um exemplo é o festival Pint of Science 2025, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio, em varias cidades do país, levando a ciência para bares, restaurantes e cafés de forma acessível e interativa.  


Conhecidas como “divulgação científica”, essas ações levam a ciência e as pesquisas desenvolvidas para a sociedade, em uma linguagem acessível. Apesar do termo, alguns estudiosos da área preferem usar a expressão “comunicação pública da ciência”. Segundo a jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), responsável por trazer o festival Pint of Science para o Brasil, a comunicação pública da ciência “[...] é um processo de mão dupla. Eu vou me comunicar com o outro, o outro tem o saber, eu tenho o saber e a gente vai ter uma troca de conhecimento”, ao passo que a divulgação científica é um processo de divulgação e sem interação com o interlocutor. 


“Levar a ciência para a sociedade é uma ação importante em uma época em que há proliferação de desinformação e fake news”. 


Nesse sentido, além de participar do Pint of Science, um festival internacional de divulgação científica que leva professores universitários e pesquisadores a discutirem sobre diversas áreas do conhecimento, o ICMC desenvolve suas próprias ações para levar o conhecimento que é produzido no instituto para todas as faixas etárias. 


Na educação básica, há o incentivo à robótica por meio da oferta de cursos, disciplinas eletivas e materiais pedagógicos, com foco na preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os idosos, por sua vez, também podem participar de cursos para aprimorar as habilidades de uso de smartphones, iniciativa que integra o Programa USP 60+ da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. 


O ICMC teve um papel pioneiro no Pint of Science, pois foi o instituto da USP responsável por trazer para o Brasil esse festival internacional, que acontece durante três dias, anualmente, em diversos países. O evento, que nasceu em Londres, em 2013, por meio dos pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul, não tem fins lucrativos e é realizado por voluntários e instituições de pesquisa em todo o mundo. Após realizar cinco edições presenciais, entre 2015 e 2019, e sem edições até 2023, a retomada em 2024 teve um grande impacto em São Carlos (SP), pois pela primeira vez o evento ocupou a Praça XV de Novembro, importante ponto de eventos do município. Casatti, que coordenou a edição deste ano, acredita que esse foi o primeiro passo para, futuramente, levar o evento em um formato condensado para as praças dos bairros periféricos de São Carlos, com o objetivo de atingir ainda mais pessoas.

 

A pesquisadora sênior da Embrapa Instrumentação, Débora Marcondes Bastos Pereira Milori, apresentou a “Agricultura espacial e safra de carbono: que viagem é essa?” nesta edição. Se os cientistas estão entre as fontes de informação mais confiáveis para a sociedade, conforme apontam os relatórios “Percepção pública da C&T no Brasil – 2023”, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, e “Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia”, então é necessário continuar e ampliar as ações de divulgação científica. 


Dessa forma, será possível que as universidades e instituições de pesquisa não apenas falem com a sociedade por meio de seus professores e pesquisadores, mas que a comunidade dialogue com os profissionais, com apresentação de demandas e soluções para a melhoria da qualidade de vida de todos. 


 
 
 

Comentarios


Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade

bottom of page