Apresentação de trabalhos de pesquisadores de diversas instituições e futuro da pesquisa em comunicação fizeram parte do primeiro dia do Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter
Professores Eneus Trindade e Raquel Longhi na mesa de debate do primeiro dia do Seminário. Foto:YouTube/JornalismoUninter.
A quinta edição do Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter iniciado no último dia 16 contou com a apresentação de trabalhos e mesa de debate. A novidade deste ano foi a realização 100% online das atividades. O evento possibilitou a comunicação de resultados de pesquisa de 6 estados diferentes e de 14 instituições de ensino superior. O ponto alto ocorreu à noite, com a mesa de debate composta pelos professores Eneus Trindade (USP) e Raquel Longhi (UFSC), mediados pela professora Mônica Fort (Uninter).
Longhi destacou os desafios aos jornalistas, no qual o indivíduo precisa se adaptar ao novo. "Eu acho que nós que estamos falando e trabalhando com a pesquisa, pensando e refletindo nesses tempos de ajustamentos comunicativos incomuns, nós somos heróis, e todo esse nosso trabalho é de resistência e resiliência. Penso que nós temos que ser resilientes, mas eu penso também que temos que ter muita criatividade junto com a capacidade de se adaptar, superar obstáculos, e retomar a nossa energia", disse.
Já o professor Eneus Trindade abordou o futuro da Publicidade, considerando tecnologias e condições que desafiam os profissionais. Para ele, os publicitários precisam pensar sua atuação no momento em que a área vive um processo de expansão. "Vivemos a autopublicitarização das coisas, com a ideia da visibilidade, visibilização, compartilhamentos", disse. É aí, segundo ele, que os profissionais e os cursos da área precisam atuar.
O início da transmissão pelo Youtube foi marcado também pela realização de uma mesa de abertura. Participaram os professores Benhur Gaio, reitor da Uninter; Desiré Dominschek, coordenadora de Pesquisa da Uninter, Guilherme Carvalho, coordenador do curso de Jornalismo; e Alexandre Correia dos Santos, coordenador de Publicidade e Propaganda. Eles destacaram a importância da pesquisa científica na instituição.
O formato do evento permitiu que os ouvintes pudessem enviar perguntas pelo chat e interagir entre si durante as exposições dos professores. Mais de 1.100 visualizações no link do evento foram registradas até a publicação desta matéria. Para conferir a transmissão na íntegra, acesse aqui.
Grupos de Trabalho
Antes da mesa, no período da tarde, foram apresentados 30 trabalhos na 1ª sessão dos Grupos de Jornalismo, Mídia e Tecnologia e de Comunicação, Consumo e Cibercultura, do total de 62 aprovados. As apresentações realizadas também por transmissão via Youtube permitiram que pesquisadores de diferentes locais falassem sobre seus trabalhos, compartilhando slides com os ouvintes. Além disso, também foi garantido a todos a possibilidade de comentários e envio de perguntas pelo chat, às quais foram lidas pelos mediadores.
Mesa de abertura com os professores Guilherme Carvalho (coord. Jornalismo), Alexandre Correia dos Santos (coord. Publicidade), Desiré Dominschek (coord. Pesquisa), Benhur Gaio (reitor da Uninter). Foto: YouTube/JornalismoUninter.