top of page
Gisele Henriques

Como a cidade de Cametá enfrenta o coronavírus


Com apenas um caso suspeito em análise, detectado no último dia 26 de março, a cidade de Cametá, no nordeste do Pará, começa a se adaptar às recomendações de isolamento social para o combate ao Covid-19. Tendo população estimada de 134.100 mil habitantes (segundo dados de 2017), a Prefeitura já havia declarado no dia 22 estado de calamidade pública, com uma portaria especificando um conjunto de medidas para a prevenção.

Foi decretado o fechamento de áreas de uso comum, como praias, praças e quadras de esportes, além de estabelecimentos comerciais. Também há restrições ao funcionamento da Feira Livre com horário reduzido, ou seja, das 6 às 12h30. Serviços essenciais como farmácias, supermercados e hospitais funcionam normalmente, com as devidas precauções. As atividades escolares, tanto da rede pública quanto privada, tiveram aulas suspensas em decreto proferido no dia 18.

Distante cerca de 236 km da capital Belém, tendo como principais meios de transporte ônibus e barcos, a principal preocupação é com a chegada de visitantes que possam estar contaminados, pois a cidade é conhecida pelo grande fluxo de turistas e profissionais de diversas áreas. Portanto, as medidas restritivas são a principal forma de conter o possível avanço da contaminação.

A Prefeitura disponibilizou, através das redes sociais, os telefones (91) 99383-4497, (91) 99326-9265 e (91) 99339-7941, para casos de suspeita do Covid-19 e esclarecimentos.

Foto: Gisele Henriques

22 visualizações
bottom of page