Abertura do festival terá a estreia do documentário "Banquete Coutinho", de Josafá Veloso, sobre Eduardo Coutinho/Reprodução
Começa amanhã (05) a 8ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, com a exibição de 131 produções nacionais e internacionais, com as mais variadas direções. O festival traz, além das mostras tradicionais, uma nova, a Olhares Brasil. A ideia da nova mostra vem da necessidade de destacar mais ainda a produção do cinema nacional que vem crescendo cada vez mais em quantidade e qualidade. Outra novidade são o 1º Encontros de Cinema, voltado ao público que atua no segmento, estimulando crescimento profissional e rede de contatos.
A edição celebra a cultura e filmes brasileiros, já que as produções nacionais terão recorde de exibição com 53 filmes. Entre tantos temas apresentados na seleção dos filmes, aqueles que trazem à memória as ditaduras que aconteceram nos países da América Latina e as obras que falam sobre questões de gênero e LGBTQI chamam a atenção.
Na abertura, o cineasta Josafá Veloso apresenta o seu primeiro longa, um documentário que foi feito após uma extensa entrevista com o também cineasta Eduardo Coutinho. Nele, Veloso apresenta Coutinho pelo seu viés mais ranzinza, porém, com o decorrer do longa, Coutinho fala dos de autores e diretores que admira. O documentário, intitulado Banquete Coutinho (2012, 74"), não é um filme sobre o passado, mas, sim, uma série de questionamentos sobre o presente e o futuro. O filme de abertura será nas salas 1, 2 e 3 do Espaço Itaú, no Shopping Crystal com início às 20:30.
Apresentações
A programação de todos os filmes que serão exibidos durante os nove dias de festival pode se acessada clicando aqui. Todos os filmes possuem classificação indicativa, é possível saber a indicação de cada um das exibições aqui. Os ingressos custam R$ 14,00 a inteira, e R$ 7,00 a meia, e serão vendidos apenas nos locais de exibição dos filmes, que são: Cine Passeio, Shopping Novo Batel ou Shopping Crystal.
Além do site, é possível acessar informações e programação pelo aplicativo do festival, que está disponível para Android e IOS. Nele, é possível saber todas as novidades sobre o que acontece nos dias do evento e, ainda, a localização das salas de cinema. Confira como funciona o aplicativo Olhar de Cinema no vídeo.