top of page
Aliana Machado

Aconteceu o evento Consumo Sul no Uninter

Consumo na sociedade contemporânea e comportamento digital foram temas do Consumo Sul 2017

Mesa sobre o Consumo e Comportamento Digital (foto: Kevin Cabobianco)

Profissionais de diferentes áreas que desenvolveram projetos sobre consumo e comunicação, participaram do segundo Consumo Sul realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no Uninter Tiradentes. No primeiro dia, foram realizadas quinze oficinas que abordaram temas como consumo digital, design e usabilidade, cinema, publicidade e propaganda e comportamento do público jovem. A segunda noite foi de discussão da produção de pesquisadores nas instituições participantes. A mesa teve como tema o "Consumo e Comportamento Digital" e contou com a participação dos professores Dr. Rodrigo Botelho (UFPR), Dra. Regiane Ribeiro (UFPR), Dr. Guilherme Carvalho (Uninter) e Me. Clovis Teixeira Filho (Uninter).

Para Botelho, “oportunidades acadêmicas e profissionais que estão além das disciplinas aprendidas em sala de aula”, são os fatores principais da importância de mesas como essa para os estudantes, pois terão uma complementação e um contato com outras pessoas e outras visões.

A doutoranda Letícia Rodrigues, que aplicou uma das oficinas, falou que as atividades "nas instituições são uma maneira de trazer uma comunidade externa para o espaço da universidade, esse é um diálogo muito agradável”. Ela ainda disse que existe uma barreira muito grande entre as universidades e as pessoas que não as frequentam. “Têm várias pessoas que não entram em um espaço acadêmico por achar que não podem”.

Muitos alunos do Uninter participaram tanto nas oficinas como na mesa. Nicolas Larsen que cursa Publicidade e Propaganda, está no primeiro quadrimestre mas já tem a consciência sobre a importância de participar de eventos como o Consumo Sul. “A faculdade está nos proporcionando algo a mais no nosso currículo, que vai identificar mais a gente, e também vai acrescentar na nossa vida pessoal pelo fato de sermos livres para as escolhas das oficinas pelo nosso gosto pessoal”, disse o estudante.

Nesta segunda edição, o professor Clóvis Teixeira Filho, organizador do evento, disse que gostou do resultado. “Além dos estudantes terem participado, é relevante para os profissionais formarem uma audiência que seja interessada pelo desenvolvimento da ciência em Comunicação pelo desenvolvimento científico e no sentido de melhorar a prática dos alunos que vão para o mercado de trabalho”.

O evento é resultado de uma parceria entre o Uninter, UFPR e UTFPR e fez parte das atividades desenvolvidas na 9ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação (Enpecom) e na 6ª edição Encuentro de la Red Latinoamericana de Inestigadores en Publicidad (Relaip).

30/08/2017

bottom of page