O jornal mural ComunicArte, orientado pelo professor Eugênio Vinci de Moraes, vencedor da etapa regional do Expocom em 2016 está entre os finalistas deste ano.
Este ano a Uninter quebrou o recorde de projetos aprovados para a Expocom e Intercom Júnior. Ao todo foram 17 trabalhos selecionados, três a mais que em 2016. As pesquisas foram desenvolvidas por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Os cinco melhores trabalhos da região Sul irão disputar o prêmio na etapa nacional com os finalistas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-oeste. O evento será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho, na Universidade Caxias do Sul – Caxias do Sul/RS. Os inscritos selecionados no congresso estão com a estadia e transporte garantidos. Toda a programação do evento você encontra no site do Intercom Sul 2017.
A repórter Aliana Machado conversou com o pró-reitor da Uninter Nelson Castanheira, que comentou sobre a importância de participar de um evento como o Expocom e Intercom Jr. Confira nesse áudio um trecho da entrevista.
O que é o Intercom
A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) reúne anualmente cerca de 3,5 mil pessoas, entre estudantes e professores. Os alunos participam nas categorias: Expocom (destinado aos melhores trabalhos experimentais realizados por alunos de graduação em Comunicação Social) e Intercom Júnior (um espaço para acolher artigos científicos produzidos por estudantes e recém graduados em Comunicação).
Segue a lista dos trabalhos aprovados:
Prêmio Expocom
- Blog Superdental: A Importância de um Blog Para o Marketing Digital
Modalidade: Blog (avulso)
- ComunicArte: jornal laboratório e o processo de constituição da cidadania
Modalidade: Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)
-Grafita Agência Experimental de Publicidade e Propaganda
Modalidade: Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
- O design de embalagem como sinônimo de praticidade e vantagem competitiva para empresas
Modalidade: Embalagem (avulso)
- Manifeste sua expressão, liberte seus passos: Campanha publicitária para escola de dança Cenário Espaço Arte
Modalidade: Campanha Publicitária (conjunto/série)
- O Talismã
Modalidade: Ficção em vídeo e tele – Telenovela, séries televisivas e afins (avulso ou seriado)
- A Casa do Quadrinho Curitibano: Muito Além dos Comics
Modalidade: Filme de não ficção/documentário-docudrama (avulso)
- Oito entre dez casos de violência contra crianças acontecem em casa
Modalidade: Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)
- Jornal Marco Zero
Modalidade: Jonal-laboratório impresso (avulso/conjunto ou série)
Intercom Jr
Artigo: Guacamole da Paixão e Uma Análise Intertextual com A Usurpadora
Aluno: Jabes Venancio
Professor: Patrick Diener
Artigo: O corte da placa de prata: uma ação inconsequente ou estratégia de marketing - uma análise sobre o youtuber Aruan Félix
Aluno: Everton Silveira
Professor: Regis Rieger
Artigo: As crônicas das telas às redes: a conquista dos continentes midiáticos através do fenômeno de segunda tela em Game Of thrones
Aluna: Itaciana Pereira
Professora: Ana Heck
Artigo: Videoclipe inspirado em filme: uma análise visual do videoclipe Sunshine
Aluna: Gisele Nery
Professor: Patrick Diener
Artigo: Batman vs Superman: a origem da interação e do engajamento
Aluno: Guilherme Kaleo
Professora: Ana Heck
Artigo: A utilização do humor em campanhas que abordam a temática da morte: um estudo de caso sobre o filme publicitário The Biggest Asshole
Aluno: Robson Campos
Professora: Ana Heck
Artigo: Agência Pública: uma alternativa à mídia convencional
Aluna: Denise Becker
Professor: Guilherme Carvalho
Intercom
Artigo: As relações entre Publicidade e Gênero Feminino nas pesquisas dos Congressos da Região Sul do Brasil realizados pela Intercom entre 2007 e 2016
Professoras: Ana Heck e Máira Nunes