Projetos de pesquisa
Os projetos de pesquisa desenvolvidos por professores de jornalismo da Uninter estão vinculados ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, dividido em duas linhas de pesquisa: Comunicação, Consumo e Cibercultura; e Jornalismo, Mídia e Tecnologia. Clique aqui e acesse a página do grupo no diretório de grupo de pesquisa do CNPQ.
Fake News e amplificação do medo: desafios de jornalistas e leitores frente à onda de falsas notícias
O projeto visa analisar a influência das fake news na produção de pautas de jornais tradicionais, além de observar a relação entre as fake News nas redes sociais que indiquem ameaça ou aumento do medo e insegurança social. O projeto foi proposto porque pretende refletir sobre o medo e as provocações oferecidas pela mídia em suas narrativas jornalísticas e derivadas discussões em redes sociais.
Orientadora:
Drª. Mônica Fort;
Jeferson Ferro
Email: monica.f@uninter.com
Tecnologias da imagem: estudos sobre a produção de sentido das imagens contemporâneas
Este projeto pretende investigar como se dá a produção de sentido das imagens contemporâneas, compreendendo-as em seu processo de mediação e considerando sua multiplicidade tecnológica. A proposta de pesquisa demonstra que temos possibilidades de trabalharmos com narrativas de audiovisual (telejornalismo, filmes publicitários, cinema, vídeos para redes sociais), pintura, quadrinhos, fotografia (documental, jornalística, publicitária, histórica) e com o imaginário, trançando conceituações e comparações. Por ora, a intenção do projeto é a de se debruçar nas fotografias e compreender como a linguagem fotográfica atua na produção de sentido.
Orientadores: Marcia Boroski e Matias Peruyera
Email: marcia.b@uninter.com
Jornalismo e tecnologia: novos arranjos e ferramentas digitais
Este projeto visa analisar os avanços tecnológicos e como o jornalismo vai dando respostas ao se moldar aos novos cenários econômico e social com a intensa pressão do mercado e da conexão no mundo. A multiplicidade de espaços de informação e sobretudo a migração de um dos principais focos de patrocínio dos jornais, a publicidade, para outras mídias, acabaram por forçar à adaptação e à evolução do jornalismo em ambientes digitais e conectados.
Orientadores:
Alexsandro Teixeira Ribeiro;
Guilherme Gonçalves de Carvalho;
Alexandre Correia dos Santos.
Email: guilherme.ca@uninter.com
Comunicação e gênero: a circulação dos discursos midiáticos no Facebook
O projeto visa analisar a atual configuração da sociedade, permeada por diferentes mídias, o que acabou resultando em mudanças nas relações sociais. Tais mídias fazem um direcionamento entre debates acerca da performatividade de gênero neste contexto.
O presente estudo busca compreender a performatividade de gêner nos espaços midiatizados digitais, mais especificamente na rede social Facebook.
Orientadora: Drª. Máira de Souza Nunes;
Ana Paula Heck
Email: maira.n@uninter.com
Inovação e Empreendedorismo nos Cursos de Jornalismo - Brasil e Portugal
O projeto pretende compreender como os cursos de jornalismo estão trabalhando inovação e empreendedorismo – processos, resultados e impactos – na organização das matrizes curriculares e na formação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho.
A preocupação com o currículo tem sido uma prerrogativa das escolas de jornalismo pelo mundo, com uma urgência de formação que atenda a essas novas necessidades de produção e de inovação
Orientadores:
Drª. Karine Moura Vieira;
Dra. Ângela Ravazzolo (ESPM);
Dr. Ivan Bomfim (UEPG);
Dra. Dora Santos Silva (Nova FSCH);
Dr. Antonio Granado (Nova FSCH);
Paulo Nuno Vicente (Nova FSCH)
Email: karine.v@uninter.com