Num mundo conectado não faz mais sentido pesquisar sozinho. Essa foi a mensagem que abriu a cerimônia de encerramento do 15º Encontro de Iniciação Científica (Enfoc), 14º Fórum Científico, 4º Seminário Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e 1º Seminário do Programa de Residência Pedagógica. A atividade contou com a participação dos professores e pesquisadores da Uninter Joana Paulin Romanowski, Marcia Maria Fernandes de Oliveira e Mário Sergio Cunha Alencastro.
Segundo Romanowski, o propósito do evento foi debater algumas perspectivas que envolvem a pesquisa. Ela falou sobre a pesquisa em rede, da qual o próprio ENFOC é um exemplo, já que envolve uma rede de pesquisadores da iniciação científica (graduação), de mestrandos, além da coordenação de professores doutorandos e doutores.
“É através da pesquisa em rede que nós conseguimos aprofundar a pesquisa, e também fazer com que ela tenha mais circulação e maior interação entre as atividades, unindo diferentes pesquisadores de modo interdisciplinar e transdisciplinar”, diz Joana.
Joana citou ainda o programa de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, que faz parte da rede de pesquisadores RIPEFOR (Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes), que agrupa grupos de pesquisa na área educacional de diversas universidades na região sul do Brasil.
Na sequência, a professora Marcia Maria Fernandes de Oliveira falou sobre o tema “educação em direitos humanos”, que é objeto de seu grupo de pesquisa no Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.
Marcia falou sobre a importância do tema no contexto da América Latina: “as primeiras experiências de educação em direitos humanos concretizaram-se por meio de experiências de educação popular e de educação formal, voltadas para a luta contra os regimes autoritários, a luta, a conquista e a construção de processos democráticos”, conta a professora.
Para encerrar esta edição do ENFOC, o professor Mário Sergio Alencastro apresentou uma discussão sobre ética em pesquisa. Ele lançou uma série de perguntas antes de começar sua palestra: “Para que fazemos pesquisa? Para quem? O que devemos pesquisar?”
O professor falou aos pesquisadores sobre a importância de ter um propósito quando se inicia uma pesquisa científica. Mário usou o exemplo do desenvolvimento tecnológico, que se deu muito através de resultados de pesquisas científicas. “A pesquisa tem efeitos colaterais. Nós assumimos a tecnologia, porém, antes disso, não discutimos qual tecnologia queremos para nós”, falando sobre a necessidade de conhecer os aspectos sociais nos quais estamos inseridos.
Ele destacou também a necessidade do avanço nas relações humanas, pois atualmente temos exemplos de sociedades que estão vivendo um colapso social. Para que a pesquisa possa ter um grande impacto, ela precisa entender o contexto em que está inserida. Ao final, concluiu com a mensagem: “ciência e ética deveriam caminhar juntas, em busca de um progresso sempre em benefício da humanidade e do planeta”.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo Edição: Mauri König Revisão Textual: Jeferson Ferro Créditos do Fotógrafo: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Publicado originalmente em Uninter Notícias:https://www.uninter.com/noticias/pesquisas-em-rede-dao-outras-dimensoes-as-producoes-cientificas